sexta-feira, 25 de março de 2011

O Tempo

Sempre fui indagadora das coisas da vida. Queria saber exatamente onde Deus nasceu o porquê de eu não conseguir estar em dois locais ao mesmo tempo etc. Lembro que uma vez perguntei a um Senhor o que era o tempo. Pensando bem, não há realmente como se medir. Tanto fuso, tantas estações, tem anos que voam e dias que se arrastam. Sei que tentam fazer convenções para mediar uma razoável e que dessa ciência e afins eu não sou uma expert, mas a essa pergunta ninguém até hoje conseguiu responder.
O que é o tempo?
Uns correm e gritam que a vida é curta. Outros sorriem e dizem tranquilos que o tempo é longo. Não estou aqui para julgar o mérito de motivação de vida. Há os que correm contra o tempo para tentar realizar todas as tarefas impostas, outros vivem despreocupados com o futuro e com as coisas que poderão acontecer. Carpe Diem nunca foi meu lema. Apesar de achar muito interessante, conheci poucas pessoas que vivem realmente seu dia como se fosse o último e aproveitam todos os momentos intensamente. Conheço pessoas cheias de medo, de aflições, que vivem tensas, ocupadas, cumprindo metas, traçando objetivos. Pensam que uma vida tranquila é um privilégio de poucos ou simplesmente tédio.
Bem, eu sou um pouco assim.
Não porque eu quis ser e sim porque fui criada para isso. Se o dia tem 24 horas essas 24h do meu dia eram todas ocupadas, cronometradas. Até hoje são. Eu tinha horário pra tudo! Até pra fazer o que não se deve. E cresci assim. Não sei trabalhar sem metas. Não vou a eventos de ultima hora. Me programo até pro imprevisto. Analiso todas as possibilidades possíveis até do que não poderia acontecer. Fiquei meio paranoica. Perda de tempo pra mim é dormir. O tempo que uma pessoa perde dormindo seria o tempo que levaria para terminar um trabalho importante sem perder a linha de raciocínio, por exemplo, ou para ler mais, conversar mais, pensar mais. Eu confesso. Já perdi MUITAS noites de sono apenas e tão somente pensando. Mas descansar é preciso e dormir é tão gostoso.
Não me considero a pessoa mais madura do mundo, claro. Me admiro até por ser tão jovem e tão decidida e mais por saber que ainda tenho muita estrada pela frente e muito a conhecer, vivenciar. Quanto tempo será que tenho? O.o Por esses dias me ocorreu uma dúvida, uma questão a ser resolvida e só eu teria de resolver, urgentemente. Tirei uns dias para pensar. É. Resolvi definitivamente não fazer nada e parar para pensar. Foi difícil no começo. Eu não conseguia dormir, tentava arranjar distração. Mas me foquei, saí de casa e fui pra um lugar tranquilo, eu deitava e pensava, sentava e pensava, andava e pensava.
Foi aí que cheguei à conclusão de que eu não preciso chegar à conclusão alguma. Porque eu tenho que decidir tudo? O que acontece se eu não fizer nada em relação a minha dúvida? Lhe digo; ela vai se resolver... Com o tempo! É. Que ideia genial. Deixar o tempo resolver as coisas por mim (não tudo, óbvio!). Cansei de fazer algo hoje pensando nos próximos 10 anos. Ninguém pode pensar no futuro sem viver o presente. Demorei 20 anos para descobrir que eu não preciso achar nada. Mas segundo as estimativas ainda me restam uns 60 anos para que me achem. Não é perfeito?
E é assim que termino esse texto de hoje. Informando que nada tenho a informar. Que vivi, estou vivendo e viverei. Seja onde for, seja como for e com quem for. Eu vou viver cada momento especial que aparecer na minha vida e que eu sentir vontade de vivenciá-lo.

Laís de Paula.

3 comentários:

  1. Legal o texto! No livro da sabedoria da bíblia, diz que: "Há tempo para todas as coisas..." o que nao pode acontecer jamais é pararmos no tempo, pois ele segue e nao espera por ninguém. Suas estaçoes mudam como as estaçoes naturais da vida: Primavera;Verao;Outono;inverno.É preciso aproveitar cada uma e tirar de cada uma aquilo que tem de melhor, pois até no inverno da vida, há que se aprender, crescer e desfrutar. Desejo que vc viva cada momento como um presente de DEUS! em gratidao e amor. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Lais minha amada seus textos são belissímos. Vc diz sua mãe Magna vc é um presente de DEUS.

    ResponderExcluir